Mrs Dalloway

by Virginia Woolf | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by ElHurricane on 9/3/2007
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
3 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by ElHurricane on Monday, September 3, 2007
Clarissa Dalloway, conhecida figura da alta-sociedade londrina, prepara-se para dar uma festa importante. É através dos pensamentos e das recordações do passado que não cessam de lhe vir à mente que a sua personalidade se nos vai revelando pouco a pouco, o mesmo se passando com todas as pessoas que consigo se cruzaram ao longo da vida. Desta forma, simultaneamente vivida e íntima (e, acima de tudo, única), as personagens que povoam estas páginas dão-nos a conhecer os seus amores, as tragédias e as comédias que formam a sua existência.

Journal Entry 2 by ElHurricane on Sunday, May 24, 2009
Reservado para a ichigochi como vencedora do RABCK 2009 de Maio

Journal Entry 3 by ElHurricane at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Wednesday, June 24, 2009

Released 14 yrs ago (6/24/2009 UTC) at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Segue viagem para a ichigochi

Journal Entry 4 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Wednesday, July 8, 2009
Cá está!
Fiquei com alguma curiosidade em relação a este livro, e à escrita de Woolf em geral, depois de ter lido "As Horas", do Michael Cunningham. Vamos ver se gosto...

Muito obrigada pelo RABCK, ElHurricane :)

Journal Entry 5 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Wednesday, February 16, 2011
Finalmente levei esta leitura até ao fim. O livro é pequenino e levezinho, o que o torna atractivo para levar para todo o lado, mas o tamanho do texto, também ele incrivelmente pequeno, acaba por desencorajar um bocadinho a leitura... :)

Em relação ao livro, gostei da forma como a autora conseguiu fazer uma narrativa contínua apesar de saltar constantemente de personagem em personagem: dos pensamentos da Clarissa Dalloway para os do marido, para os do Peter, para os do Septimus, para os da esposa deste, de volta para os da Clarissa e assim por diante.
Com os pensamentos e recordações das várias personagens ao longo de um dia, constrói-se o quadro possível do que foi e do que é a sua vida, com mais ou menos detalhes.

Só fiquei um bocadinho reticente com a tradução. Depois de tropeçar em muitos "Escusado será dizer que..." fiquei a pensar que expressão teria sido utilizada originalmente pela Virginia de forma tão repetitiva. Assim consultei um e-book da obra na versão inglesa e descobri que... não usou nenhuma! De facto toda a escrita da autora é muito mais "limpa", sem os floreados da tradução portuguesa (pelo menos desta).

Aqui ficam as frases iniciais, e uma ocorrência do "Escusado será dizer que", como exemplo:

Mrs. Dalloway said she would buy the flowers herself.
For Lucy had her work cut out for her. The doors would be taken off their hinges; Rumpelmayer's men were coming. And then, thought Clarissa Dalloway, what a morning--fresh as if issued to children on a beach.
What a lark! What a plunge!
Mrs. Dalloway fez saber que ela mesma se encarregaria de comprar as flores.
A verdade é que Lucy já tinha muito com que se ocupar. As portas teriam de ser tiradas das dobradiças, e os homens que trabalhavam para Rumpelmeyer deviam estar quase a chegar. Como se isso não bastasse, Clarissa Dalloway deu por si a pensar que a manhã não poderia estar melhor: tão fresca como se tivesse sido criada a pensar nas crianças que brincavam na praia.
Que maravilha de cotovia! E que mergulho maravilhoso!

(...)
... that was only her dear Peter at his worst; and he could be intolerable; he could be impossible; but adorable to walk with on a morning like this.
... semelhantes palavras poderiam ser entendidas como uma demonstração de quanto o seu querido Peter conseguia ser mau. Caramba, e se ele às vezes se mostrava intolerável, impossível, mesmo! Bom, escusado será dizer que tal não o impedia de ser a melhor pessoa para lhe fazer companhia numa manhã tão bonita quanto aquela.

Journal Entry 6 by ichigochi at Torres Novas, Santarém Portugal on Sunday, April 3, 2011

Released 13 yrs ago (4/2/2011 UTC) at Torres Novas, Santarém Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Piscina de Livros da III Convenção Nacional de BookCrossing

Journal Entry 7 by fati-seven at Torres Novas, Santarém Portugal on Wednesday, April 6, 2011
Aqui na piscina de livros da III convenção de bookcrossing que ocorreu em Torres Novas, encontrei este exemplar de Virginia Woolf. Estou curiosa. Vi o filme e gostei, agora irei ler :-)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.