1808

by Laurentino Gomes | Literature & Fiction | This book has not been rated.
ISBN: 9896600244 Global Overview for this book
Registered by Pequete of Bragança, Bragança Portugal on 6/22/2022
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Wednesday, June 22, 2022
Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.

Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de Portugal ou de qualquer outro país europeu. Em tempo de guerra, reis e rainhas tinham sido destronados ou obrigados a refugiar-se em territórios alheios, mas nenhum deles tinha ido tão longe, a ponto de cruzar um oceano para viver e reinar do outro lado do mundo. Embora os europeus dominassem colónias imensas em diversos continentes, até àquele momento nenhum rei tinha posto os pés nos seus territórios ultramarinos para uma simples visita – muito menos para ali morar e governar. Era, portanto, um acontecimento sem precedentes tanto para os portugueses, que se achavam na condição de órfãos da sua monarquia da noite para o dia, como para os brasileiros, habituados até então a ser tratados como uma simples colónia de Portugal.

Journal Entry 2 by Pequete at Bragança, Bragança Portugal on Wednesday, June 22, 2022
Este livro foi uma agradável surpresa. Tinha algum receio de me aborrecer, porque a história nunca foi o meu forte e com frequência os livros de ou sobre história assumem que o leitor tenha conhecimentos que eu normalmente não tenho, o que acaba por me exigir um esforço enorme para perceber certas passagens. Noutros casos, a escrita é aborrecida e árida, tornando-se desinteressante.

1808 não sofre de nenhum destes problemas. O leitor é levado pela mão através da história, não só de Portugal, mas da Europa, pois aquilo que se passa em Portugal, antes, durante e após a transferência da corte de Lisboa para o Rio de Janeiro, é relatado em conjunto com o que se passa no resto da Europa e das Américas, uma vez que tudo está relacionado.

Apesar de não ter grandes conhecimentos de história, nunca me senti perdida nem aborrecida, e o livro parece-me muito bem fundamentado, com uma série de notas e referências bibliográficas para quem desejar saber mais. Há também um mapa, que mostra as escalas da viagem entre a Europa e o Brasil e ao qual eu teria adicionado os nomes de outras cidades e estados brasileiros que são referidos no texto - seriam úteis para os leitores não brasileiros ou que não conhecem o país, como eu. Mas não foi nada que não se resolvesse com uma pesquisa rápida.

O único senão foi que o texto me pareceu excessivamente crítico para D. João VI. Apesar de lá pelo meio também lhe assinalar algumas virtudes, vários defeitos são pisados e repisados, e a conclusão geral parece ser que todos os problemas subsequentes do Brasil tiveram origem na colonização. Pelo contrário, os ingleses saem-se quase como heróis em todos os aspetos, o que também soa suspeito e tendencioso - será que foi por o autor ter estudado no Reino Unido?

De qualquer das formas, e lido com as devidas ressalvas, uma vez que ainda não conheci nenhum jornalista que não fosse pelo menos um pouco tendencioso, é um livro que recomendo vivamente!

Journal Entry 3 by Pequete at Vila Real, Vila Real Portugal on Monday, June 27, 2022

Released 1 mo ago (6/27/2022 UTC) at Vila Real, Vila Real Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Vai emprestado até Vila Real. Sem pressas.

Journal Entry 4 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Friday, July 1, 2022
Chegou! é tão portátil que às tantas fica pronto antes de chegar 1809! :)

Obrigada pela generosidade!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.