O ano sabático

by joão tordo | Literature & Fiction |
ISBN: 9789722051491 Global Overview for this book
Registered by ichigochi of Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on 8/6/2014
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
1 journaler for this copy...
Journal Entry 1 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Wednesday, August 6, 2014
"Depois de treze anos de vida desregrada no Québec, Hugo, um contrabaixista de jazz, decide tirar um «ano sabático» e regressar a Lisboa, onde espera reencontrar o equilíbrio junto da família. Porém, logo numa das primeiras noites, assiste ao concerto de Luís Stockman - um pianista que se tornou recentemente famoso -, e a almejada paz transforma-se no pior dos pesadelos: Stockman toca um tema inédito que Hugo conhece bem demais, pois é o mesmo que vem escrevendo há anos na sua cabeça... Quando o começam a confundir na rua com o pianista - e a própria mãe lança a dúvida sobre a sua identidade -, Hugo encetará uma busca obsessiva da verdade e do seu duplo, entrando num labirinto de memórias e contradições que o conduzirá a um destino muito mais funesto do que imaginara ao deixar Montreal.

É nessa mesma cidade que Stockman desaparecerá, curiosamente, mais tarde, segundo nos conta o seu melhor amigo - o narrador deste romance - a quem cabe agora desmontar os acontecimentos, destrinçar fantasia e realidade e enfrentar as assustadoras e macabras coincidências que unem, como num espelho, a vida dos dois músicos.

«O Ano Sabático», construído em crescendo e com páginas de tirar literalmente o fôlego, é um magnífico romance sobre a identidade e o outro, mas também sobre o amor fraternal e a amizade que perdura mesmo quando tudo o resto parece ter ruído."

Journal Entry 2 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Wednesday, August 6, 2014
Não gostei tanto deste livro como do único que tinha lido deste autor - Hotel memória.
Até achei a ideia interessante mas pareceu-me que a escrita estava algo descuidada, com algumas partes um pouco confusas, com pequenas inconsistências e partes repetidas. Como se o autor tivesse escrito o livro com a pressão de um deadline e não tivesse tido tempo de limar as arestas, não sei...
Mas sim, definitivamente, os enredos do João Tordo fazem-me lembrar os de Auster! :)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.